Etapas da Construção
Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra.
TERRENO
1- Verificar se os documentos do terreno são legalmente do proprietário. Esses documentos são a escritura ou o título de domínio expedido pelo poder público municipal. Se não tiver esses documentos, procure se informar como e onde obtê-los.
2- Verificar se tem risco de desabamento da construção, se o solo do terreno é fraco e se tem risco de enchente.
3- Limpe o terreno e confira no próprio local:
PROJETO ARQUITETÔNICO
É a fase em que se decidem quantos cômodos vai construir e o tamanho deles. Começando pelas partes mais necessárias, como quarto, cozinha e banheiro (embrião) e prever o aumento do número de ambientes (ampliação).
Aprovação do projeto
Verificar na Prefeitura (ou no CREA) quais são as exigências para aprovar o projeto e autorizar a construção (afastamentos do limite do terreno, técnico responsável etc.). Várias Prefeituras têm plantas prontas para casas com diferentes tamanhos, que já saem aprovadas e com licença para iniciar a obra.
Locação da casa
Deve-se nivelar o terreno onde a obra será construída. Construir cavaletes, um gabarito ou uma tabeira e marcar a posição da obra no terreno. Conferindo sempre o esquadro. Esta etapa é muito importante para garantir a construção das paredes na posição correta.
FUNDAÇÃO
A fundação ou alicerce serve para apoiar a casa no terreno. A fundação depende do tipo de solo do terreno. Uma sondagem permite saber qual é a fundação mais indicada. Existem firmas especializadas em sondagens de solos. Mas uma dica é consultar os vizinhos para saber como foram feitas as fundações das casas próximas.
Baldrame (sapata corrida)
Em solo firme até uma profundidade de 60 cm, pode-se abrir uma vala e fazer o baldrame diretamente sobre o fundo dela. Pode-se fazer baldrame de blocos ou de concreto. Deve-se