Contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o planejamento financeiro é uma ferramenta importante para sobrevivência de uma empresa. Com um bom planejamento e se possível com recursos próprios, são grande as chances de sucesso no ramo empresarial.
Vale ressaltar que se necessário financiar uma parte desses recursos, a empresa já começa com endividamento, com um sócio que terá o direito de receber todo mês, gerando assim já no início, um passivo para empresa.
Com a atual estrutura econômica, onde cada vez o amadorismo está desaparecendo, é de suma importância a presença de um bom planejamento financeiro, análise de mercado e custos.
Vários são os objetivos de uma empresa, sendo que um dos principais é atender às necessidades do consumidor, que a cada dia se tornam mais exigentes em relação aos serviços e produtos colocados a disposição no mercado, objetivando lucros para empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Tomando como referência os artigos “Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio” (HTTP:// g1.globo.com/economia/pme/noticia/201/07/com-bom-planejamento- empresario-começa-negocio-sem-dinheiro-proprio.html) e (Empresa fatura R$ 300 mil por mês com fabricação de panelas” (HTTP://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/03/ empresa-fatura-r$300-mil-por-mes-com-fabricação-de-panelas.html), no qual nota-se a importância do plano de negócios da organização para dar credibilidade e estrutura a nova empresa, sendo assim formado pelas funções administrativas, essas funções são desenvolvidas a partir do planejamento, organização, direção e controle na empresa.
Qualquer um pode ter plano e não existe maneira certa de planejar. Numa organização é diferente, o planejamento é a principal função dentro de uma empresa. Dentro do planejamento que se estabelece os objetivos definidos pela empresa e ele é a base para as