Teoria geral do sistema
1. Origens
A teoria geral dos sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
2. Conceito de Sistema
O contrário de Sistema é o Caos.
Ambiente: Conjunto de todos os fatores que se possa conceber como influência sobre a operação do sistema considerado.
Sinergia: Ação coordenada entre vários elementos que compõem um sistema, de tal modo que a soma das partes é maior que o efeito obtido isoladamente através de cada elemento.
Homeostasia: É o equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema, os sistemas tem a tendência a se adaptarem a fim de alcançarem um equilíbrio interno face às mudanças externas do meio ambiente.
Entropia: Estado de desordem e de caos a que tende um sistema.
Sistema: Conjunto de partes, cada uma denominada subsistema, funcionalmente e inteligentemente inter-relacionadas e organizadas com o propósito de alcançar um ou mais objetivos.
3. Características dos Sistemas
O conceito de sistemas foi abordado anteriormente.
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos de emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não em seus elementos em particular.
Da definição de Bertalanffy ( biólogo alemão ), segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade), que retratam duas características básicas de um sistema.
a) Propósito ou objetivo: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos, definem um