teoria geral do sistema
Noção de Sistemas A análise da estrutura de qualquer fenômeno ou atividade requer, antes de mais nada, a identificação dos fundamentos no qual o referida fenômeno se processa. Assim, é necessário ter, inicialmente, uma visão do TODO, para depois efetuar uma análise cuidadosa de cada uma de suas partes: esta é a chamada visão sistêmica.
A Teoria Geral dos Sistemas (TGS), foi desenvolvida pelo biólogo húngaro, Ludwig von Bertalanffy, em 1936. Sua idéia central é o desenvolvimento de uma megateoria de caráter geral, de modo que possa ser aplicada a fenômenos bastante semelhantes que ocorrem em uma diversidade de campos específicos de conhecimento.
A Teoria Geral dos Sistemas, segundo Mário Beni, como " um moderno conceito estabelecido, afirma que cada variável, em um sistema, interage com as outras variáveis de forma tão completa que causa e efeito não podem ser separados. Uma única variável pode, ao mesmo tempo, ser causa e efeito. A realidade não permanecerá imóvel. Mas não pode ser desmembrada. Não será possível entender uma célula, a estrutura de um cérebro, a família, uma cultura ou uma empresa se forem isolados de seus contextos. O relacionamento é tudo".
O objetivo da Teoria Geral dos Sistemas, no dizer de Ludwig von Bertalanffy, é compreender os princípios da integralidade e da auto-organização em todos os níveis: seu foco é a harmonia e oordenamento (organização).
É, portanto, um reflexo de uma mudança em nossa visão geral, sendo aplicada nos mais diversos campos, desde a Biofísica dos processos celulares até a organização empresarial, passando por temas tão diferentes entre si quanto a Geografia, a Psiquiatria e a Ciência da Computação. Fundamentos da Teoria Geral dos Sistemas
Classicamente, pode-se conceituar SISTEMA como "um conjunto de partes que interagem de modo a atingir um determinado fim, de acordo com um plano ou princípio; ou conjunto de procedimentos, idéias ou princípios, logicamente ordenados e coesos