Teoria Geral do Estado
- em quanto ciência é a ciência de estabelecer as regras do jogo. A ciência política possui objeto de estudo, regras metodológicas e propõe formas de compreensão dos fenômenos estudados.
- em quanto arte forma de atender interesses legítimos, influenciando as posturas sociais. Maneira de influenciar a vida das pessoas com padrões éticos, religiosos, comportamentais, etc.
O governo, é a manifestação mor do exercício da política do ser humano, e a formação do Estado envolve justamente os componentes políticos, sociais e morais, que determinam a forma de governar.
Via de regra, um governo exercido por meio de Estado nunca se manteve sem coerção e força, isto é, sem estabelecer sanções para condutas consideradas ilícitas e sem praticar repressão contra indivíduos que o governo considere subversivos. A coerção se estabelece pelo medo da punição e pela punição em si.
Outro fator determinante para as relações de poder é a informação. Quem tem o domínio da informação tem o poder nas mãos, e com isso, pode determinar aspirações e rejeições, conhecimentos e ignorâncias.
Por fim, a estrutura política que forma o Estado acontece quando este detém a informação e a coerção.
Formas de Estado e seus componentes
Segundo Aristóteles existem formas puras e corrompidas para se exercer poder na composição de Estado, e são elas
Puras
Corrompidas
Monarquia
Tirania
Aristocracia
Oligarquia
Democracia
Demagogia
Etapas da evolução histórica do Estado
Feudal
Dominação pura e completa da classe dominante.
Estamento
Institucionalização da convivência humana.
Absoluto