Observação Verbal e Não-verbal
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL: CESEP
Bruna Nonemacher
Brunna Reis
Débora Muck
Taníse Gomes
Taquara, 02 de Junho de 2014.
Integrantes: Bruna Nonemacher, Brunna Reis, Débora Muck e Taníse Gomes.
Data da sessão de observação: 12/05/2014.
Local onde ocorreram as sessões de observação: Centro de Serviço em Psicologia (CESEP) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).
Objetivo da Observação: definir frequência de comunicação verbal e não-verbal expressas por parte da psicoterapeuta em atendimento no CESEP da FACCAT.
Definição conceitual do fenômeno psicológico:
Segundo Langer (1971), a linguagem verbal é a forma falada ou escrita, em que ideias e/ou estados emocionais são expressos como forma de comunicação.
A comunicação não-verbal, são as ações e /ou processos que possuem significado para as pessoas, exceto expressão verbal. Knapp classifica a comunicação não verbal nas seguintes categorias: Paralinguagem (modalidades da voz), proxêmica (uso do espaço pelo homem), tacêsica (linguagem do toque), características físicas (forma e aparência do corpo), fatores do meio ambiente (disposição dos objetos no espaço) e cinésica (linguagem do corpo).
Descrição do ambiente físico:
A observação foi realizada na sala de espelho do CESEP da FACCAT. O local é dividido em duas partes: sala do paciente e sala dos observadores.
A sala do paciente mede cerca de 4 x 3 metros. Para facilitar a compreensão, denominamos as paredes de A, B, C e D (conforme mostra o diagrama acima). Próximo a junção AB encontra-se uma porta de cor azul, por onde o paciente tem acesso a sala. Na parede C, encontra-se duas janelas basculantes com cortinas persianas.
Em frente a parede C, está disposto um sofá vermelho de três lugares, e ao lado um de dois lugares, formando um “L”. Entre os sofás, encontra-se uma mesa baixa de cor branca de plástico, onde ficam os brinquedos