Propriedades dos compostos ionicos e moleculares e polaridade das moleculas
2) Classificação das soluções liquidas:
2.1 Sólidos em líquidos: é produzida quando se dissolve um sólido em um solvente que, normalmente, é a água. Exemplos: Soro fisiológicos e sucos.
2.2Líquidos dissolvidos em líquidos: formada pela mistura dos componentes no estado liquido. Exemplos: Gasolina e álcool etílico
2.3 Gases dissolvidos em líquidos: quando o gás e solubilizado no meio liquido (por meio da diminuição da temperatura e/ou aumento da pressão)
Ex: Os gases nos refrigerantes
3)Natureza das particulas
3.1– Solucao iônicas ou solução eletrolítica = quando o soluto se encontra na forma de ions e ocorre a passagem de corrente elétrica
Exemplo: solução aquosa de cloreto de sodio.(nacl) 3.2– solução molecular = as partículas dispersas são moleculas Exemplo: solução de agua e sacarose (c12h22o11) 4 ) Consideracoes em relação a razão soluto e solvente:
4.1 – solução concentrada = ocorre quando o soluto se encontra no grau máximo de diluição (limite de solubilidade) para determinado solvente.
4.2 – solução diluída = a quantidade de soluto não atinge o limite de solubilidade
4.3 – solução saturada = quando o limite de solubilidade e atingido, a partir desse momento o que for adicionado a mais será precipitado.
4.4 – solução supersaturada = quando o soluto ultrapassa o limite de solubilidade, por meio de um processo lento e gradual de resfriamento ou aquecimento (depende da substancia) a fim de diminuir seu limite quando este já se encontra em níveis altos.
Obs: A solução e muito instável 5) Concentracao comum de uma solução: relação entre a massa de soluto pelo