Teoria Geral do Estado
Trabalho Acadêmico
“A Infraestrutura no Brasil e o gargalo ao crescimento econômico”
Nome: Luana Pires
Sala: 215/ 1D
Professor: Ricardo Sacco
Sumario
1. Capa
1.1 Sumario
1.2 Introdução
2.1 Desenvolvimento
2.2 Portos
3.1 Aeroportos
3.2 Rodovias
4.1 Energia
Conclusão
Bibliografia
Contra Capa
1.2 Introdução
A Infraestrutura no Brasil é o conjunto de atividades e estruturas da economia do Brasil, uma república federativa presidencialista localizada na América do Sul, que servem de base para o desenvolvimento de diversas atividades. Por exemplo, para que empresas do país possam exportar são necessários portos e aeroportos, elemento da Infraestrutura.
A Infraestrutura do país foi, até décadas atrás, desenvolvida quase exclusivamente com investimentos públicos. Porém, a partir da década de 1990, com privatizações e parcerias entre os setores público e privado, as grandes empresas nacionais e internacionais têm investido na infraestrutura através de contratos de concessão.[]
O Brasil se destaca em vários segmentos: é o segundo maior exportador de produtos alimentícios, um dos maiores produtores de petróleo e minerais e o quinto maior mercado automobilístico. Dispõe de estabilidade política e institucional e sua economia é a mais forte de toda América Latina. Porém o país enfrenta grandes desafios de natureza estrutural. Estes estão diretamente ligados à evolução histórica do país, à sua inserção no sistema mundial de governança e aos gargalos e disparidades econômicas, sociais e regionais que, há séculos, definem a nossa sociedade.
2.1 Desenvolvimento
2.2 Portos
É dificl dizer que é prioridade a infraestrutura no Brasil, mas o setor portuario é o que esta mais atrasado no no país.
O salto só acontecera se houver uma melhora na regulação. As agencias reguladoras estão mais fracas, sem a excelência técnica necessária,