Teoria geral do estado
1) Conceitue:
a. Estado Moderno;
b. Estado Nacional;
c. Estado Constitucional;
d. Soberania Externa e Interna
a. O Estado Moderno é caracterizado pela unificação do poder, das armas e do direito, visando pôr ordem no caos que existia na Europa, no século XVI, formando, assim, um poder central, que representaria a vontade da sociedade em geral.
b. O Estado Nacional é uma construção histórica em torno da idéia de vontade única de determinada população, que deveria compartilhar os mesmos valores, histórico, idioma, religião, a fim de criar, em cada cidadão, um sentimento de pertinência a esse Estado Nacional.
c. O Estado Constitucional é caracterizado pela limitação e organização do poder do Estado e pela defesa de direitos humanos de fundamentais.
d. A soberania interna relaciona-se com a idéia de poder supremo, ou seja, o Estado é detentor absoluto do poder mais alto que existe dentro do seu território. A soberania externa, por sua vez, é sinônimo de independência com relação aos demais atores do Sistema Internacional, significando que nenhum ator externo pode influenciar os assuntos internos ou internacionais deste Estado.
2) Explique a importância da construção da identidade nacional para o poder do Estado Nacional. Como este processo ocorreu na Europa e nas Américas?
A construção da Identidade Nacional é importante para garantir que o poder central do Estado Nacional seja reconhecido legitimamente pelos súditos. O compartilhamento de uma identidade nacional faz com que a população se identifique com o soberano e confie no exercício de seu poder, assim, a vontade do soberano acaba sendo percebida como reflexo da vontade de toda a sociedade.
Na Europa, de forma geral, o processo de criação de identidades nacionais por parte dos Estados tinha o desafio de impor valores comuns a uma sociedade com diversas etnias pré-existentes. Esse é o caso da Espanha, que abarcava uma região