Henry mintzberg - biografia
É um renomado acadêmico e autor de diversos livros na área de administração. Já publicou mais de 140 artigos e 13 livros sobre a estratégia de Gerência de Negócios. Seu livro mais conhecido é "A Ascensão e a queda do Planejamento Estratégico". Mintzberg critica algumas práticas adotadas atualmente com relação ao assunto, auxiliando seus leitores no processo de tomada de decisão dentro das organizações. Suas idéias foram de suma importância nos anos de 1980.
Em seu livro "Gerentes, não MBAs", expõe o que considera errado com relação à gerência atualmente. Demonstra um novo programa de ensino, onde as ações práticas, em detrimento das teóricas, se mostram muito mais valiosas e úteis no ambiente organizacional.
Também é o autor do "Sistema de Fluxos", que integra os órgãos internos de uma empresa e deixa de lado os níveis hierárquicos. Para ele, a estrutura organizacional divide-se em cinco categorias:
A estrutura simples: Uma jovem empresa antes da sua empreendedora fundador teve que deixar ir de alguns dos textos. Tais organizações são frequentemente autocráticos e, colocá-la como Mintzberg, vulnerável a um único ataque do coração.
A máquina da burocracia: Uma empresa com muitas camadas de gestão e de uma massa de procedimentos formais.
A burocracia profissional: Uma organização que está cimentado acompanhado por algum tipo de experiência profissional, tais como um hospital ou uma consultoria. Isso normalmente é o mais democrático tipo de organização, até porque, muitas vezes, é criado como uma parceria.
A forma divisionalisada: Uma estrutura onde há pouca autoridade central, mas o que existe é claramente definida. É a forma mais freqüentemente encontrada entre os modernos multinacionais.
A adhocracy: O tipo de organização freqüentemente encontrados no computador mundo, cheio de equipas