Administração estratégica
1. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 3
2. PENSADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 3
2.1. IGOR ANSOFF 3
2.2.1 A matriz de Ansoff 4
2.3 HENRY MINTZBERG 5
2.3.1 ESTRUTURA SIMPLES 6
2.3.2 PAPÉIS GERENCIAIS 6
2.4 MICHAEL PORTER 7
2.4.1 Modelo de 5 forças de Michael Porter 8
2.5 GARY HAMEL 9
2.6 CK PRAHALAD 10
2.6.1 competências essenciais 11
3. CONCLUSÃO 12
4. BIBLIOGRAFIA 13
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da administração principalmente para a administração estratégica. Ira também apresentar a vida e a contribuição destes pensadores tais com: Igor Ansoff, Henry Mintzberg, Michael Porter, Gary Hamel e Prahalad que contribuíram para a mesma.
1. Administração Estratégica
A estratégia passou a ocupar espaço no mundo empresarial em meados dos anos 60, em resposta á obsolescência dos tradicionais planejamentos a médio e longo prazos e às dificuldades de esses instrumentos se adaptarem a um ambiente turbulento, em constante mutação. Somente em meados dos anos 70 surgiu o planejamento estratégico como um método estruturado para determinar o futuro. A partir da década 80 o enfoque do planejamento estratégico ganhou amplitude, profundidade e complexidade, dando origem à administração estratégica. Os administradores passaram a perceber que com a definição clara da missão e da estratégia empresariais seus objetivos podiam ser mais facilmente atingidos.
2. Pensadores que contribuíram para administração estratégica
A seguir serão apresentados alguns pensadores que contribuíram para a administração estratégica.
2.1. Igor Ansoff
Nascido em 1918, em Vladivostok (Rússia). Estudou Engenharia Mecânica e Física e doutorou-se em Matemática Aplicada, em Nova Iorque. Trabalhou na Rand Foundation, especializada em assuntos militares e na empresa aeroespacial Lockheed, onde foi diretor-geral. Mais tarde optou pela carreira acadêmica no Carnegie