teoria geral de sistemas
1. ORIGENS HISTÓRICAS
No final dos anos 40, com o fim da Segunda Grande Guerra, o cenário das empresas se transforma, apresentando rápidas e significativas alterações. O surgimento os primeiros computadores eletrônicos, instrumentalizando m crescente processo de concentração e centralização de capitais e dos meios de produção em escala mundial. As empresas ultrapassam suas fronteiras nacionais e voltam se para o ambiente, processando informações e priorizando decisões.
Necessidade de integrar cientifica e conceitualmente a empresa e entende-la como um sistema é decorrência do avanço das comunicações, do seu tamanho, sua multinacionalização e sua sobrevivência num ambiente competitivo e turbulento.
2. PRINCIPAIS AUTORES
2.1 Ludwig Von Bertalanffy (1901-1972) Biólogo. Autor do livro “Teoria Geral de Sistemas” (1968). Estudou os seres vivos como sistemas abertos, entendendo- os não apenas ao nível físico químico (biologia molecular), mas ao nível mais elevado da matéria viva (biologia organismica). Apontou tendências:
a) Isolamento das diversas ciências como áreas superespecializadas do conhecimento.
b) Tendência para integração nas diversas ciências.
c) Tal integração orienta se para uma teoria de sistemas, que vai desenvolver princípios unificadores.
Em nome da unidade da ciência.
2.2 Norbert Wiener (1894-1964) e a Cibernética
Areas de conhecimento; eEngenharia, computação, teoria da informação e fisiologia. Preocupação com o controle da informação.
Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina. A Cibernética compreende os processos e sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc. A origem da Cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, está ligada aos seguintes fatos:
a. Movimento