Teoria Geral de Sistemas
1. Bertalanffy em Teoria Geral dos Sistemas (p 63) define dois tipos de sistemas – Fechados e Abertos.
a. Sistemas Fechados: Até meados do século passado, praticamente todas as teorias físicas, químicas e biológicas consideravam sistemas fechados, ou seja, sistemas que não sofriam interferência externa, estavam imunes a fatores que pudessem modificar o resultado final e esperado de um fenômeno.
b. Sistemas Abertos: Este conceito começou a ser introduzido depois de experimentos que chegaram a conclusão de equifinalidade, ou seja, independente das condições iniciais, o resultado obtido foi o mesmo, dessa forma, a teoria de sistemas abertos pode ser aplicada a varias outras áreas que não físicas como psicológicas, filosófica, entre outras.
Também em Teoria Geral dos Sistemas (p66), Bertalanffy define a informação como a nova noção geral na teoria da comunição (essencial em um sistema). É como se fosse a moeda de troca, a métrica da comunição, assim como a energia é a noção em física.
Precisamos levar em consideração outros dois aspectos – A organização e o individuo. A organização contempla noções como crescimento, hierarquia, dominância, controle, competição e diferenciação. O homem deve ser levado em consideração como um ser único, pois não pode ser considerado como um animal político pertencente a uma sociedade e sim um ser individual com um caráter único em um sistema e organização.
Sabemos que um sistema, em geral é Aberto, pois está suscetível a interferências externas como entradas e saídas de informações, interferência da organização a qual este sistema pertence e também a interferência do homem como um individuo desse sistema. Podemos definir um sistema, baseando-se em Bertalanffy, como um complexo de elementos em interação.
Oliveira, Djalma em Sistemas de Informações Gerenciais define sistema como: “Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com