"Teoria geral de sistemas" artigos
Prof. Jorge de Araújo Ichihara, D.Eng.
1
06/09/2012
As Abordagens na Era Cristã
“nada há na natureza tão insignificante que não valha a pena ser estudado”. Aristóteles (384 – 322 a.C.)
•
800 (até 1600??) - Paradigma Escolástico (Idade Média); – As ciências eram subordinadas à teologia católica. A meta da ciência era mostrar a correlação entre o mundo real e a verdade espiritual; ≥ 1500 - Paradigma Renascentista; – ‘Renascer’ das ciências, desvinculação dos dogmas de cunho teológico; (Copérnico, Bruno, Kepler, Galileu, Descartes, etc) ≥ 1700 - Paradigma do Mundo Mecanicista e do Determinismo; – (Newton, Laplace, Kant, Clausius, Kelvin, etc) ≥ 1900 - Paradigma da Teoria da Relatividade e da Mecânica Quântica; – (Einstein, Planck, Heisenberg, Bohr, etc) ≥ 1950 – Paradigma Holista e Teoria Geral de Sistemas;
•
•
•
•
2
06/09/2012
Antes da Idade Média (Trevas)
“O átomo é um elemento corpóreo, invisível pela sua pequenez e não divisível. Os átomos diferem só pela forma e pela grandeza; unindo-se e desunindo-se no vácuo, determinam o nascimento e a morte das coisas, e dispondo-se diferentemente determinam a sua diversidade.”
(Leucipo e Demócrito elaboraram essa noção no séc. V a. C.)
Aristóteles comparou-os às letras do alfabeto, que diferem entre si pela forma e dão lugar a palavras e a discursos diferentes, dispondo-se e combinando-se diferentemente.”
3
06/09/2012
Atomismo ou Visão Atomista
Parte do pressuposto de que a realidade pode ser decomposta em partes. As partes serão decompostas até uma parte Indivisível, elementar e portanto não mais redutível, entendido como o elemento ultimo do mundo (Átomo). A concepção da teoria atômica, foi a base do pensamento e da consequente tentativa de explicar o mundo pela visão mecânica. As qualidades dos corpos dependem, portanto, da configuração, da ordem ou do movimento dos Átomos.
- Resumo Concepção Atomística
O mundo ou o que importa para qualquer