Teoria geral de administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Santa Cruz do Sul, Junho de 2013
Wiliam Matias Hoppe Pereira
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Santa Cruz do Sul, Abril de 2013
TRABALHO ACADÊMICO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Instruções:
Este trabalho acadêmico é composto pela resolução de 10 (dez) exercícios dissertativos, a serem respondidos de 10 (dez) linhas, no mínimo, a 15 (quinze) linhas, no máximo, nos mesmos padrões esperados para as respostas das questões discursivas das avaliações parciais.
Questão 1
Fale sobre os fatores aos quais a teoria e a prática de Administração deve se preocupar.
A teoria da administração está preocupada em como uma organização deve ser construída e operada para realizar seu trabalho com eficiência. Um princípio fundamental, que decorre imediatamente do caráter racional da ‘boa administração’, é que dentre várias alternativas disponíveis, que envolvam os mesmos gastos, deverá ser selecionada aquela que conduza à consecução dos objetivos em seu nível mais elevado.
A administração é, dessa forma, um dos principais instrumentos diferenciadores no ambiente das empresas, sendo que o sucesso de todas as organizações depende de sua administração.
Na atualidade a administração vem sendo amplamente trabalhada sendo que cada setor ou atividade específica possui um processo gerencial que o especializa e o diferencia do contexto geral da empresa. Importante ainda salientar que dentre os diversos setores a serem trabalhados o marketing é um dos principais, tendo em vista que trabalha diretamente com o principal elemento de uma empresa, o cliente (mercado) e sua satisfação.
Questão 2
Explique, com suas próprias palavras, o que significa administrar uma organização, diferenciando “administrar com eficácia” de “administrar com eficiência”.