objetivos
PROFESSOR Dr. ANDRÉ DE PAULA
INTRODUÇÃO
Introdução é a parte textual na qual deve ser exposto o tema do projeto. É uma apresentação rápida do assunto abordado e sua importância. Através deste capítulo, o pesquisador deverá demonstrar a importância e necessidade deste projeto. Possibilita uma visão geral do trabalho a ser realizado.
Apresenta uma conceituação do tema e da delimitação do problema ou objeto de estudo. Introduzir significa apresentar. Na introdução, o pesquisador deve apresentar e contextualizar o problema, isto é, deve explicar o que se conhece e o que não se conhece a respeito do tema e que fatos ou motivos o levaram a formular uma hipótese de trabalho.
Há uma série de perguntas que devem ser necessariamente “respondidas” em uma boa introdução de um projeto de pesquisa:
O que vai ser estudado?
O que sabemos sobre o assunto?
Que autores consultados trabalharam com idéias semelhantes e que conhecimentos produziram? (quem já publicou sobre o assunto?)
Qual é a dúvida relacionada ao tema?
Quais foram às observações que despertaram a curiosidade para aquele determinado problema?
Para que serve o que se vai estudar?
Que pergunta irá responder?
Qual a necessidade da pesquisa?
JUSTIFICATIVA
Nesta etapa devemos refletir sobre “o porquê” da realização da pesquisa procurando identificar as razões da escolha e sua importância.
Pergunte a você mesmo:
O tema é relevante e, se é, por quê?
Quais pontos positivos você percebe na abordagem proposta?
Que vantagens e benefícios você pressupõe que a pesquisa irá proporcionar;
Proporciona soluções para casos gerais e/ou particulares?
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Nesta etapa devemos refletir sobre o problema que se pretende resolver na pesquisa. Após revisar a literatura identifique qual o problema ou a questão central do projeto, ou seja, em meio ao tema escolhido, a que questão (ou questões) se pretende