Trabalhos
Polo de Macaé
Teologia - 4° Período
Aluno: Carlos Henrique Sampaio de Sousa – Mat. 230316
AVALIAÇÃO MODULAR DISSERTATIVA 2
Quando analisamos o livro de Juízes vemos que há dois grupos que eram detentores de uma autoridade tribal. Não podemos especificar as realidades jurídicas e políticas presentes em meio aos juízes maiores e menores, verificando com cuidado, o que podemos ver é que os ditos maiores levavam a libertação ao povo escravizado e os menores tinham o trabalho de julgar Israel.
Organização política e econômica
Podemos analisar a política/economia que a princípio no tribalismo a vida deles era uma vida de abundância, em segundo momento a situação começa a ficar dificil principalmente em relação ao gado, com a forte introdução do gado na produção ele começam a ter problemas com o aumento do excedente.
O gado traz consigo a necessidade de ser defendido, se tornando assim uma ameaça para a vida das pessoas e isso acaba enfraquecendo o tribalismo devido ao desejo de ter alguém a frente do povo e as diversas ameaças de invasões aceleram esse processo.
Ao se depararem a suas novas realidades de vida, perceberam que havia acontecido uma divisão política e também econômica. Uma parte se unia em tribos, enquanto a outra em cidades-estados.
Com a diferença que nas tribos o chefe da casa, ou os pais das famílias se responsabilizavam pelo sustento, organização e proteção junto com as suas clãs. Nas cidades-estados todo o poder era dado aos donos das terras. O comando de tudo pertencia aos senhores.
Independente do poder de aquisição, ao povo tribal era permitido ter um pedaço de terra e explora-la como convinha.
Organização religiosa
A religião era algo extremamente presente e atuante no tribalismo e na sociedade.
A grande questão não era a veracidade da mesma mas a quem era prestado o culto e com qual interesse.
Whitelam através de uma fala nos dá uma visão da importância que tinha a religião na época: