Teoria geral da administração
Crise de 1929. Começou nos Estados Unidos com repercussão mundial que aconteceu em 24 de outubro de 1929 após o colapso da bolsa de New York e no mercado imobiliário, alimentada pela enorme expansão de crédito bancário e potencializada pelo uso de novos instrumentos financeiros. Ela provoca falência de 9.096 bancos e 85mil empresas causando o desemprego em 13 milhões de pessoas a crise financeira se espalhou pelo mundo todo em poucos meses.
Crise de 2008.evento detonador da crise foi a falência do quarto maior banco de investimento Lehman Brothers no dia 14 de setembro de 2008, após a recusa do Federal Reserve banco central americano vem socorrer a instituição. Essa atitude do Fed. teve um impacto tremendo sobre o estado de confiança dos mercados financeiros, rompendo a convenção dominante de que a autoridade monetária norte-americana iria socorrer todas as instituições financeiras afetadas pelo estouro da bolha especulativa no mercado imobiliário.
Crise de 2010.Três anos após a mais grave crise desde a grande depressão de 1929, a economia global corre risco de mergulhar numa nova recessão. A ameaça desta vez é o elevado endividamento público, que afetou dois dos principais motores da economia mundial os Estados Unidos e a União Européia. Causando o rombo fiscal corroendo as economias nacionais da Grécia envolvendo a injeção de dinheiro público causando elevação da dívida e a desconfiança dos mercados e a falta de credito aumentando o risco de contaminação generalizada no bloco.
Há correlação entre estas três crises
As consequências de ambas são semelhantes e incluem a queda nas bolsas, o aumento do desemprego e prejuízos para os investidores externos.
ATIVIDADE-2
Em setembro de 2008, o planeta mergulhou na mais profunda crise desde a Grande Depressão, nos anos 1930. O estopim foi a quebra de um dos maiores bancos de investimento dos Estados Unidos, o Lehman Brothers. Em poucos dias, outras grandes instituições financeiras do mundo seguiriam, num