Teorema de thevenin
Circuitos Elétricos I
Prof. Diego Roberto Morais
Teorema de Thévenin
Darian Mendes Oliveira
Matheus Jordan Martins
Wagner Cunha Escobar
São Luiz Gonzaga, 13 de novembro de 2012
1. INTRODUÇÃO
O Teorema de Thévenin afirma que, qualquer circuito linear bilateral de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente constituído por uma fonte de tensão e um resistor em série. Quando o objetivo da análise de um circuito se resume a identificar a corrente, a tensão ou a potência a jusante de um par de terminais, então o teorema de Thévenin indica que todo o circuito a montante pode ser reduzido a dois elementos apenas, constituindo globalmente uma fonte de tensão com resistência interna.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÒRICA
O cálculo do Equivalente de Thévenin baseia-se no Teorema da superposição quando o circuito a ser reduzido é separado do circuito a ser estudado e as análises de circuito aberto e em curto-circuito são aplicadas para se conseguir as relações que permitam a redução desejada.
O Equivalente de Thévenin pode ser construído a partir de duas etapas:
1. Determinar a resistência ou impedância de Thévenin, também chamada de resistência ou impedância equivalente. Esta resistência (ou impedância) é aquela vista do ponto onde se deseja reduzir o circuito, e neste caso, com as fontes de tensão curto-circuitadas e as fontes de corrente abertas.
2. Determinar a tensão de circuito aberto no ponto onde se deseja reduzir o circuito.
3. OBJETIVOS
Verificar experimentalmente o Teorema de Thévenin.
4. MATERIAL UTILIZADO
Multímetro digital MINIPA – Modelo (ET-1100A)
Resistores de: 500Ω, 990Ω, 10KΩ e 5,6KΩ
Fonte de alimentação digital – (PS–1500 ICEL)
Placa protoboard
Cabos
5. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E CALCULOS
Primeiramente montamos o circuito conforme a figura 1.0, onde temos: 04 resistores associados em serie - paralelo, sendo: R1= 500Ω, R2= 990Ω, R3=