Teoria geral da administração
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a da contemporaneidade a administração tornou-se uma das mais respeitáveis áreas da atividade humana desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de ideias existentes sobre estruturas processos e comportamento organizacional. Uma forma de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor maneira, com menor custo e com maior eficiência e eficácia, através do processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos.
A ciência da arte de ser dirigente na gestão contemporânea inclui no aprendizado da gerência um conjunto de conhecimentos comum a todos que exercem a função gerencial, consequentemente a gerência é o exercício de uma atividade que determina mais de uma pessoa para exercê-la. Possui um objetivo comum, requer uma ação avaliada ou uma racionalidade de meios para alcançar a conclusão, carece de colaboração e organização entre indivíduos, para que um não atue em dano ou aversão ao outro.
Quanto mais difícil a atividade gerencial, maior a necessidade de auxílio e maior utilização de artifícios variados e sofisticados. Além do mais, na maioria das vezes a atividade gerencial é desempenhada para satisfazer a demandas e necessidades individuais, tratadas coletivamente e sempre através de uma coordenação característica.
Concepções clássicas da Administração
Como consequência da Revolução Industrial, segundo Chiavenato (2003), houve um crescimento