Teoria geral da Administração
Teoria Geral da Administração
Camila Pereira
Daiane da Silva
Jéssica Moraes
Suélen Gomes
Willian Neves
Caxias do Sul, xx de Julho
2014
Nome do aluno
Título do Relatório
Prof.
Cidade, data ano 1. Introdução
A administração desenvolveu-se a partir do século XX, apresentando um desenvolvimento notável de inovação. Após a Revolução Industrial, percebeu-se a necessidade de um pensamento de administração que fosse capaz de estruturar as organizações visando um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Com isto, reduzindo os custos de produção e aumentando a capacidade produtiva.
A Teoria Geral da Administração procura ensinar o futuro profissional a pensar e raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e idéias que traz como ferramentas de trabalho. O que diferencia um administrador de um simples executor de tarefas é exatamente o fato de que o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar.
Portanto, a administração é algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer. O presente trabalho tem como objetivo analisar se atualmente as teorias gerais de administração são praticadas nas organizações.
2. Fundamentação Teórica
ADMINISTRATAÇÃO ESTRATÉGICA
Sua estratégica é definir a missão e visão das organizações, transformando os mesmos em objetivos à serem alcançados por meio do planejamento estratégico. Além de ser um processo sistemático de análise de informações, a administração estratégica procura desenvolver as pessoas e prepará-las para pensar de forma estratégica e isso gera grandes mudanças. Diante disso, é fundamental um planejamento estratégico dentro das organizações.
Segundo Maximiano (2004), “a missão estabelece o propósito ou as razões para a existência da organização,