pedagogia
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha reascendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”
(ALENCAR, José de. Iracema. Rio de Janeiro: Letras e Artes, 1965, p. 16)
QUESTÃO 1
Redija um parágrafo explicando por que se pode-se dizer que a prosa de José de Alencar aproxima-se, muitas vezes, do discurso poético.
QUESTÃO 2
O trecho acima exemplifica claramente o ideal romântico de idealização da figura feminina. Comprove essa afirmativa a partir de fragmentos do texto.
QUESTÃO 3
Redija um parágrafo explicando por que a apresentação da personagem Iracema, uma índia, não corresponde com a realidade, constituindo, portanto, uma espécie de europeização do nativo brasileiro.
Observe atentamente a charge abaixo para responder ás questões 4 :
QUESTÃO 4
Explique por que o conhecimento, por parte do leitor, da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, é importante para que se compreenda melhor a tirinha acima.
.
RESPOSTAS
QUESTÃO 1
O principal argumento relaciona-se à linguagem do autor, rica em imagens sugestivas e em metáforas.
QUESTÃO 2
A resposta deve destacar, sobretudo a perfeição com a qual é descrita a personagem – seus traços são distintivos e a fazem especial dentre todas as outras. Praticamente todos os adjetivos utilizados podem comprovar tal idealização.
QUESTÃO 3
A apresentação da índia equivale à construção da