Teoria geral da administração
A Organização Racional do Trabalho
FILME: TEMPOS MODERNOS (CHARLIE CHAPLIN)
1° Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: Com relação ao filme havia uma divisão do trabalho reduzindo tempo e movimento, onde cada funcionário era responsável por parte de toda tarefa da empresa.
2° Estudo da fadiga humana: O trabalho excessivo e movimentos repetitivos retratados no filme levaram uma enorme fadiga no funcionário apresentado pelo Chaplin, com isso reduzindo a eficiência na sua jornada de trabalho.
3° Divisão do trabalho e especialização do operário: Onde cada Um deve fazer as suas tarefas de maneira mais eficiente e eficaz possível, divisão vista na cena onde cada funcionário exercia sua função em um ponto de toda extensão da esteira de produção.
4°
5°...: No filme não se relata nada a respeito de salário e premiações, mas de acordo com a época já havia algumas premiações para os funcionários que se destacavam (no individual) porem o salário para os operários era muito baixo.
6°
7°...: As condições de trabalho apresentada no filme eram voltadas para um nível alto de produção o que favorecia apenas o empregador. Não haviam nenhum tipo de conforto para os operários e eles trabalhavam sob forte pressão.
8°...: Havia métodos para a aplicação do serviço onde cada funcionário operava uma parte do serviço e as maquinas eram projetadas para acelerar o processo de produção.
9° ...: Os funcionários eram supervisionados o tempo todo, onde o próprio diretor da empresa fazia questão de acompanhar o andamento do trabalho afim de faze-lo mais produtivo. Também havia supervisores em setores para pressionar os