Negociaçoes.
Negociar não significa enfrentamento, mas sim a harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.
E importante que a negociação seja conduzida e uma forma ética e justa ,pois caso contrario isso, mesmo tendo sucesso , isso pode afetar futuras negociações.
Identificar as diferenças entre cada negociação que esta envolvida, pois cada uma deve ser conduzida de uma forma distinta.
Entender o estilo do adversário, faz toda diferença e possibilita esta sempre um passo a frente dele, e possibilita ter mais êxito na negociação, porem o mais importante e conhecer o próprio estilo.
O bom negociador não procura ou evita conflitos, ele os gerencia.
Observar o ambiente para encontrar algo em comum, que possa ser usado para quebrar o gelo do inicio da negociação.
Demonstrar seus conhecimento sobre o negocio, e sobre o seu adversário.
Conhecer nosso ponto fraco e importante para que este não se tornem visível para o o adversário.
Miranda (2000: 18), afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante.”
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições (WANDERLEY, 1998: 21).
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais (JUNQUEIRA, 1995: 12).
4.1. Modelo de Jung
O modelo de estilos apresentado por Carl Jung, citado por Oliveira (1994), alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o