Introdução ao estudo de ciencias sociais
Desde época de Adão se busca um saber das coisas ao seu redor. No caso de Adão ele buscava o conhecimento da sobrevivência como se manter seguro e longe do perigo, como encontra alimento para matar sua fome. Seu conhecimento era básico e prático, limitado e ele não procurava os porquês e nem as explicações das coisas. Diferente de seus descendentes que com as vantagens crescentes da evolução desfrutam da vida com mais confortável, com solidez e segurança, agora ele busca o que é mais importante no momento seu conhecimento é múltiplos ele não precisam mais se preocupar conhecimento de como se manter vivo ou como busca o alimento.
As condições históricas empurraram o homem a grandes mudanças tais agir de acordo com os valores, as condutas, a moda. A ótica do saber evoluiu. A ciência, a política, a economia e a religião sofreram grandes modificações. Hoje o homem é gestor, o participante ativo na construção de seu tempo
O conhecimento do homem acompanha as evoluções do tempo e o desenvolvimento histórico através de suas relações sociais, religiosas, míticas, dos saberes, das conquistas. Todo o avanço e retrocesso é a extensão deste ser ( homem) .
O significado de episteme: o termo grego que significa "conhecimento" e de onde deriva a palavra "epistemologia".ARISTÓTELES usava o termo no sentido de conhecimento sistemático racional, a que hoje chamamos "ciência", mas que para ele incluía a filosofia. ( dicionário Escolar de Filosofia. Editora Plántano)
Eu coloquei o conceito de episteme só para complementar o trabalho, Mas a epistemologia que hoje chamamos ciência busca as explicações para a natureza, os métodos e as limitações do conhecimento. E esse conhecimento dotado de valores, condutas, aprendizado que homem irá levar ao longo da vida.
2- Por que só as explicações lógicas confirmadas podem ser consideradas científicas?
Porque a lógica busca os métodos ordenados ou coesão