Introdução ao estudo das ciências sociais
Utiliza-se a expressão ciencias sociais em contraposição de ciências naturais para diferenciar um conjunto de disciplinas que se dedicam ao estudo do mundo social.
As ciências naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural – físico, biológico – utilizando método científico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais.
Essas disciplinas abrangem determinados aspectos da realidade natural, dividindo-a em campos de estudo, como: a química, a física, a biologia, etc.
As ciências sociais tem como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se no mundo social.
As ciências naturais buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico.
As ciências naturais são divididas em campos especializados: sociologia, psicologia, ciência política, administração, antropologia... Subdivisões mais especializadas: Sociologia rural, sociologia da religião, sociologia do conhecimento, etc...
A sociologia como disciplina científica surgiu no séc. XIX, depois dela foram sendo criadas outras áreas de estudo da Ciência Social, por isso, ela é a mãe de todas as ciências sociais. Por esse motivo, parece invadir a ciência política, economia ou antropologia.
A sociologia é uma divisão das Ciências Sociais, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como estes, por outro lado, afetam a vida das pessoas.
Os sociólogos estão principalmente interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultura se inter-relacionam.
A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA
Sociologia não tem a função de realizar ou assumir algum trabalho social.
Definição básica de sociologia: Estudo do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas.
Uma das principais aplicações práticas da sociologia pe contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o resto do mundo.