introdução ao estudo das ciências sociais
Principais contribuições de alguns pensadores pioneiros ou fundadores da Sociologia
Sociólogos
Conceitualização de sociologia adotada
Influências que permanecem no nosso cotidiano
Principais conceitos e obras
Auguste Comte
(1798-1857)
Comte defendia o positivismo de que não basta ter conhecimento teórico, mas os métodos validos são os científicos, podendo provar algo concreto.
→ Importância da obediência e da hierarquia na sociedade.
→ Criou o positivismo;
→ Idealizou o conceito político da Lei dos Três Estados.
→ Principais Obras: Opúsculos de Filosofia Social; Curso de Filosofia Positiva; Discurso Sobre o Espírito Positivo.
Karl Marx
(1818-1883)
Karl Marx marcou a história política com suas idéias humanitárias. Idéias que buscaram promover uma distribuição justa e equilibrada. Suas idéias influenciaram a chamada Revolução Socialista.
Hoje em dia depois de alguns anos que o povo brasileiro tem aceitado tudo que lhe é imposto sem reagir, fomos às ruas fazer diversas reivindicações e tirando o vandalismo que nada tem a ver com o propósito do povo e é realmente feito por uma minoria infiltrada, Karl Marx mais uma vez está muito presente. Este filósofo estimulava a luta e a organização operária contra a burguesia. Ele previu tudo que tem acontecido nos últimos tempos.
→ O Capital;
→ Manifesto Comunista;
→ A Ideologia Alemã;
→ Grundrisse.
Herbert Spencer
(1820-1903)
Suas conclusões o levaram a defender a primazia do individuo perante a sociedade e o Estado, e a natureza como fonte da verdade, incluindo a verdade moral.
A agregação dos intelectuais como grupo de pressão intelectual, tornou-se mais visível e onde a concorrência das idéias é imperfeita e onde só alguns tem o poder de exerce uma censura discreta sobre as opiniões dos heterodoxos.
→ Estatística Social;
→ Sistema de Filosofia Sintética ;
→ O Indivíduo Contra o Estado;
→ A