Teoria geral da administração
1. DESCRICÃO DO CASO
Um dos temas mais atuais e necessários para a humanidade é a sustentabilidade, que significa utilizar de modo adequado os recursos naturais, aproveitando ao máximo, preservando o necessário e reaproveitando aquilo que se pode reaproveitar. Esse assunto tem sido altamente debatido em diversas organizações como universidades, empresas e governos de modo a ser um fator que também se adequa, como é importante, ao campo disciplinar da Administração, pois tem que haver uma preocupação com o cuidado na utilização desses recursos gerando uma ação de maior responsabilidade social.
Segundo RATTNER:
“Muitas ONGs, adotando um posicionamento crítico em relação a definição oficial de desenvolvimento dos governos e agências internacionais, entendem que sustentabilidade como o princípio estruturador de um processo de desenvolvimento centrado nas pessoas e que poderia se tornar o fator mobilizador e motivador nos esforços da sociedade para transformar as instituições, os padrões de comportamento e os valores dominantes.” RATTNER (1999).
Esse significado, segundo RATTNER, é a realidade para a sociedade atual, fazendo com que as pessoas percebam essa necessidade e, assim, se preocupem mais com a responsabilidade social corporativa, para que não haja o ferimento de pessoas, consequentemente, na sociedade.
De acordo com SOARES (2004) apud PEREIRA (2010), a RSE – Responsabilidade Social Empresarial (ou corporativa) se tornou um tema muito atual e comentado na última década. Caracterizada por uma proposta que retoma as questões éticas tanto no âmbito interno das organizações, como no relacionamento com stakeholders (público estratégico ou partes interessadas) e bem como no âmbito acadêmico. Essa retomada está vinculada com a necessidade da sociedade diante das grandes dificuldades de comunicação e convivência entre as pessoas, principalmente, nas locais onde trabalham.
Segundo PEREIRA (2010) a RSE