Teoria geral da administração
Segundo o autor Antonio Cesar Amaro Maximiano, é possível saber que as organizações colabora para que tudo relacionado a vida e bem estar ocorra nos conformes, que as organizações precisam de bons administradores que façam conduzir o bom desempenho dos colaboradores, obtendo um bom resultado.
Aborda o assunto de eficácia e eficiente, fazendo lembrar que a forma de administrar qualquer tipo de trabalho, conduz para a satisfação do cliente e busca pelo mesmo trabalho ou produto.
Contém informações sobre diversas formas de teorias, é possível saber como usa-las de acordo com cada necessidade.
A importância de cada forma de administração criada por Taylor, Ford, Fayol e Weber.
Os conceitos que foram evoluindo através do tempo que se passa, influenciados pelo acontecimento de cada época, obtendo a necessidade de mudar a forma de administrar para que as soluções de cada objetico se tornassem eficiente.
Contexto histórico da Administração e ponto de partida de cada ideia nova que viria a seguir.
A mudança de paradigmas tradicionais (1ª forma de administrar) e da mudança dele para o século XXI.
Ao final do capitulo, relata o caso de um desabamento que ocorreu no Chile, onde foi necessário administrar 3 opções diferentes para que a operação ocorresse com sucesso.
Questões:
1 – Função de Planejar: Saber qual a melhor forma de resgatar os mineiros, diminuindo o tempo de resgate e dando importância a sobrevivência deles.
Organização: Responsável pela verba e contratação de outras organizações para que o caso fosse resolvido da melhor forma possível.
Execução: Fazendo a união entre engenheiros, paramédicos, instituições, para que o salvamento fosse concluído em equipe.
Liderança e Controle: O governo, juntamente com o ENAP e Codelco, desenvolveram a forma especifica de resgate, fazendo as três operações ocorreram conforme planejado. Caso uma delas desse errado, poderia se partir para outra opção.
2- Planejamento: