Cinco lições de psicanálise - síntese
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA
CURSO DE ECONOMIA DOMÉSTICA
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA DOMÉSTICA
PROFESSOR: GUSTAVO MOURA
SÍNTESE
CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE
DANIELLE BRAGA DE OLIVEIRA
Matrícula: 0320535
JUNHO - 2011
FORTALEZA – CEARÁ
CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE
1ª LIÇÃO
Na primeira lição do texto mostra como Doutor Breuer utilizou pela primeira vez o tratamento de hipnose em uma jovem histérica. A paciente tinha uma série de complicações físicas, psíquicas no qual os médicos não souberam explicar, pois há dificuldades em distinguir a histeria de uma grave doença orgânica .
Neste estado de absence em que o paciente se encontra o Doutor Breuer coloca a paciente em hipnose. Essas sensações então inibidas manifestava-se intensamente.
Seu seguidor o doutor Freud anos depois empregou os métodos do mestre em seus pacientes.
2ª LIÇÃO
A segunda lição nos fala que Pierre Janet engajou mais intimamente os processos psíquicos particulares da histeria. Ele descobre que a histeria é uma forma de alteração degenerativa do sistema nervos, manifesta-se pela fraqueza congênita do poder de síntese psíquica.
A observação do aparecimento dos sintomas vêm através da hipnose, para conseguir com que os doentes revelassem tudo o quanto fosse preciso para estabelecer a ligação entre os acontecimentos.
Os sintomas acontecem com o surgimento de sentimentos reprimidos. E a resistência apresenta-se por tudo aquilo que se impede de fazer. Nesta lição o Doutor Breuer esclarece as relações dos sintomas com as experiências patogênicas ou traumas psíquicos.
3ª LIÇÃO
Nesta lição encontramos duas forças antagônicas que atua sobre o doente, por um lado o esforço refletido para trazer a consciência e por outro lado a resistência, impedindo a passagem para o consciente