Exercício de psicanálise
FREUD, S. Cinco Lições de Psicanálise (1910 [1909]). In: FREUD, S. Obras Psicológicas de Sigmund Freud. v. XI. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
Primeira Lição
1. O que é a histeria?
É uma alteração que degenera o sistema nervoso, que se manifesta pela fraqueza congênita do poder de síntese psíquica.
2. A técnica utilizada no tratamento era a “hipnose”. Por que a hipnose era a técnica adequada para o tratamento da histeria?
Porque fazia com que as pessoas recordassem a ocasião e o motivo de como apareceu os sintomas pela primeira vez, isso fazia com que a perturbação fosse desaparecida.
3. Qual a relação entre a lembrança de um trauma e o sintoma histérico?
O sintoma se explicava pela relação com a cena traumática que o causara.
Segunda Lição
1. O que é repressão e resistência?
Resistência: Força psíquica que dificulta trazer à consciência as lembranças inconscientes.
Repressão: Processo psíquico que encobre ou faz desaparecer da consciência algo oculto como insuportável ou doloroso que se encontra na origem do sintoma. Daí pode surgir o recalque.
2. Por que Freud abandona a hipnose?
Porque ao empregar o método, vinham pensamentos despropositados, que não poderiam ser o procurado e que os próprios doentes repeliam como inexatos.
3. Após o abandono da hipnose, Freud passou a usar a “associação livre”, a técnica que caracteriza a Psicanálise. Explique esta técnica.
É expor tudo que vem ao pensamento, mesmo que pareça errôneo, despropositado ou absurdo, e especialmente se for desagradável à vinda dessas ideias a mente.
Terceira Lição
1. Explique com suas próprias palavras o seguinte trecho: “A interpretação dos sonhos é na realidade a estrada real para o conhecimento do inconsciente” (FREUD, 1909, p. 608).
A interpretação dos sonhos permite a descoberta dos desejos reprimidos do inconsciente.
2. Por que Freud abandona a hipnose?
Porque ao empregar o método, vinham pensamentos