Psicanalise na Educação
Contribuição da Psicanálise para a Educação e para relação
Professor-Aluno
O presente trabalho aborda uma reflexão sobre a importância da
Psicanálise para educação, nos aspectos do ensino aprendizagem que envolve o educador e o aprendiz ,em qualquer setor da área social, onde o ato de educar se faz presente. A esse “ato de educar” está relacionado o desenvolvimento humano e especialmente o conhecimento do aparelho psíquico a qual Sigmund Freud baseou-se sua obra. Freud, em suas novas conferências afirma que o educador jamais deixará de se defrontar com a constituição pulsional da criança, que por si só já é rebelde. Logo, para que o professor possa dar conta de seu trabalho, ele deverá ser capaz de reconhecer a particularidade constitucional do educando, de interferir a partir de pequenos indícios, o que está se passando na mente imatura daqueles, de dar-lhe a quantidade exata de amor e, ao mesmo, manter um grau eficaz de autoridade.
(Freud,1932 (1975 a),p.183. A Psicanálise. Disciplina fundada por Freud
(1856-1939)- que abrange um conjunto de técnicas de investigação, método psicoterapêutico e teorias psicológicas e psicopatológicas – dá ênfase ao sujeito. Para a psicanálise o que nos diferencia dos animais é o fato de sermos sujeito, não por conta da racionalidade pura e simplesmente, mas pelo exercício da razão e é a linguagem o principal produto da razão. O que a psicanálise oferece ao educar e a educação? Essa pergunta só poderá ser respondida por cada um, que diante de seus impasses, deseja buscar um caminho novo. Que a instituição escolar pode ser repensada e reorganizada quando necessário, mantendo seus objetivos nos eixos sobre os quais se constrói: alunos, professores ,família.
A psicanálise trouxe uma norma forma de olhar a criança e a infância. O maior contributo de Freud, para os profissionais da educação, reside no fato de ter conduzido a uma forma nova de olhar a infância, que contrasta