resenha 5 li oes 22 Copia
CURSO DE PSICOLOGIA
RESENHA DO LIVRO CINCO LIÇÕES DA PSICANÁLISE
Gabriella Rios e Talita Lopes.
Feira de Santana, Abril de 2015
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE PSICOLOGIA
RESENHA DO LIVRO CINCO LIÇÕES DA PSICANÁLISE
Gabriella Rios e Talita Lopes
Trabalho realizado com a finalidade de discutir o livro Cinco Lições da Psicanalise, solicitado pela disciplina de Sistemas e Teorias I, ministrada pela professora Juliana Santos.
Feira de Santana, Abril de 2015 01
A primeira lição se refere à Histeria caracterizada pelo surgimento de sintomas sem que estes tenham nenhuma causa fisiológica. Para elaborar a teoria sobre a Histeria, Freud utilizou o caso da paciente Anna O. Para ele: “Onde existe um sintoma, existe também urna amnésia, uma lacuna da memória, cujo preenchimento suprime as condições que conduzem à produção do sintoma.” A paciente manifestou uma doença que durou mais de 2 anos e com uma série de perturbações físicas e psíquicas um tanto quanto graves como : paralisias nas extremidades no corpo, perturbações oculares, repugnância pelos alimentos, impossibilidade de beber água e outros. Quando uma pessoa apresenta um quadro desse tipo e não há anomalias nos órgãos vitais, certamente ela tem certa “fraqueza” emocional, chegando-se ao diagnóstico de histeria.
A paciente tentava algumas falar algumas palavras e foi através delas que um trabalho mais preciso pôde começar: O médico fazia anotações e repetia para a moça, que se encontrava em um estado hipnótico, com o intuito de fazer com que ela associasse ideias. Depois ele percebeu que quando o sintoma era exteriorizado energeticamente, ele era curado! Em outras palavras, a partir do momento em que se trazem à consciência os traumas patológicos, eles podem ser automaticamente superados.
A segunda lição Freud percebeu que acontecimentos tidos como esquecidos na verdade não foram apagados, estavam “guardados” no inconsciente.