Fichamento primeira lição
Primeira lição
Freud inicia apresentando-se como conferencista para um auditório de estudiosos, nesta conferência propõe o tema psicanálise assunto pelo qual humildemente exclui-se do mérito de ter dado a vida, isto porque diz não ter participado das suas origens. Sugere a exposição do tema como um novo processo semiológico e terapêutico e informa que ainda era estudante quando doutor Joseph Breuer utilizou esse procedimento pela primeira vez em uma jovem histérica, caso clínico que será apresentado nesta primeira lição. Manifesta que este caso esta minuciosamente descrito nos Studies on Hysteria publicado por ele e pelo Dr. Breuer.
Revela em um segundo momento a história do caso clinico e terapêutico da paciente do Dr. Breuer, uma jovem de 21 anos, que possuía altos dotes intelectuais, da qual durante mais de dois anos manifestou uma série de perturbações físicas e psíquicas um tanto quanto graves: paralisias nas extremidades do lado direito do corpo, perturbações oculares, repugnância pelos alimentos, dificuldades de manter a cabeça erguida, impossibilidade de beber água, redução da faculdade de produção verbal, e enfim estados de absence, definidos por Freud como: estados de confusão mental, de delírios e de alteração total de personalidade.
Aponta que tal doença é tratada com descaso pelos médicos, já que tal quadro mórbido, não revelava nada de anormal aos órgãos vitais internos. Nesses casos eles não consideravam a vida ameaçada e achavam provável o restabelecimento completo. Específica que a medicina era impotente nessa área, até porque as particularidades dos fenômenos histéricos deixam os médicos com todo o seu preparo em anatomia, fisiologia e patologia completamente desamparados.
Assim os histéricos não possuíam a atenção e a simpatia dos médicos. Explicita então