teoria geral da administração
2.1 Taylor e a Administração Cientifica
Entre a publicação de O príncipe e até o início do século XX, há um intervalo de quase 400 anos. E muitos acontecimentos importantes para a administração ocorreram nesse período, principalmente o início da Revolução Industrial.(2004. P. 54)
E o que podia notar nesta época era a grande preocupação dos administradores com a eficiência no processo de fabricação. E foi Frederick Winslow Taylor, que montou um conjunto de regras e técnicas para tratar de eficiência, Líder do movimento da administração cientifica essas técnicas procuravam aumentar a eficiência da produção. (2004. P. 54)
Taylor e seu movimento acreditava que a prosperidade econômica somente seria conseguida com a maximização da produtividade. (2004. P. 54)
Sem métodos, os trabalhadores executavam as tarefas de acordo com intuição e o seu desempenho não era avaliado (2004. P. 54).
2.1.1 Princípios de administração cientifica
Segundo Taylor, existem quatro princípios da Administração cientifica, são eles:
1. Salários mais elevados e ter um custo baixo de produção.
2. Pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.
3. Treinar e qualificar seus funcionários.
4. Um bom relacionamento entre a empresa e seus funcionários, para garantir um ambiente agradável no chão de fábrica (2004. P. 54).
2.1.2 As técnicas de Taylor
Taylor estudava o tempo e movimento. Cronometrando os trabalhadores e dividindo-os nas tarefas adequadas. Em seguida, examinava cada trabalhador em sua tarefa para encontrar a melhor maneira de execução e combiná-las, tudo isso como forma de colocar em prática os princípios da administração científica. (2004. P. 55)
O mérito de assimilar, sistematizar e disseminar um conjunto de princípios que vinham ao encontro de uma necessidade. Estudos de tempos e movimentos, descrições de cargos, organização e métodos, engenharia de eficiência e racionalização do