Teoria geral da administração
COTAGEM NO DESENHO TÉCNICO
Prof. Márcio Valério de Araújo
INTRODUÇÃO
- Durante o desenho técnico de qualquer objeto um dos passos importantes é a sua cotagem, pois é ela quem especifica as dimensões e tolerâncias da mesma.
- A mesma é realizada utilizando quatro elementos básicos, a linha auxiliar, a linha de cota, a cota e o limite da linha de cota.
2
REGRAS DE COTAGEM
- As linhas dos elementos de cotagem devem ser estreitas e contínuas.
- A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente além da respectiva linha de cota e um pequeno espaço deve ser deixado entre ela e o ponto cotado. - As linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, porém, se for necessário, ela pode se desenhada obliquamente (60 ). - Deve-se evitar, sempre que possível, cruzar as linhas do elemento de cotagem com outras linhas.
3
REGRAS DE COTAGEM
- A linha de cota não deve ser interrompida, mesmo que o elemento seja. - As linhas de centro e de contorno, não devem ser usadas como linhas de cota, porém, podem ser usadas como linha auxiliar. Caso se utilize a linha de centro como linha auxiliar ela só deve ser representada como linha contínua após sair do contorno do objeto.
4
REGRAS DE COTAGEM
- Os limites da linha de cota devem ser feitos de uma das três formas mostradas abaixo. - Tanto a linha de cota quanto os seus limites devem ser apresentados preferencialmente na parte interna, porém quando o espaço interno for pequeno pode-se fazer a representação na parte externa a cota. - As cotas (número) podem ser apresentadas acima da linha de cota ou a interrompendo, caso seja utilizada este último, as cotas serão apresentadas sempre na horizontal.
5
REGRAS DE COTAGEM
- As cotas de ângulo devem ser feitas de um dos modos relacionados abaixo. - Os dois desenhos da direita serão usados com cotas de dimensões lineares que interceptam a