Sistema de medicao linear
RELATÓRIO DE METROLOGIA
SISTEMA DE MEDIÇÃO LINEAR
ALUNAS:
PROF. Dr.
TURMA: G1
BELO HORIZONTE, 28 DE JANEIRO DE 2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PAQUÍMETRO É um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
Figura 1 - Paquímetro e seus componentes principais.
1. Orelha fixa 2. Orelha móvel 3. Nônio ou vernier (polegada) 4. Parafuso de trava 5. Cursor 6. Escala fixa de polegadas 7. Bico fixo
8. Encosto fixo 9. Encosto móvel 10. Bico móvel 11. Nônio ou vernier (milímetro) 12. Impulsor 13. Escala fixa de milímetros 14. Haste de profundidade
O paquímetro utilizado nas aulas práticas é o paquímetro universal, que é o mais comum, capaz de fazer tais medidas:
Figura 2 – Esboço das mediadas que um paquímetro pode fazer.
Resolução e leitura
1. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:
2. O sistema inglês Leitura de polegada milesimal Cada polegada da escala fixa se divide em 40 partes iguais e cada divisão corresponde a:
O vernier tem 25 divisões, dessa forma a resolução desse paquímetro é:
A leitura é feita da seguinte forma:
Leitura de polegada fracionada A escala fixa do paquímetro é graduada em polegada e frações de polegada. Esses valores fracionários da polegada são complementados com o uso do vernier. A resolução é:
A leitura é feita da seguinte forma:
MICRÔMETRO O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Nele existe uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo. Desse modo, dividindo-se a cabeça do parafuso, pode-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.
Figura 3 – Micrômetro e seus componentes principais.
Figura 4 – Princípio de funcionamento do