Teoria geral da Administração
João Roberto
Índice
Teoria Geral da Administração
É o campo do conhecimento humano que se ocupa em estudar a Administração em geral.
Ela busca ensinar a resolver problemas, ensinar a pensar, a avaliar e a ponderar termos abstratos, estratégicos e teóricos.
Ela contribui para que os executivos possam desenvolver e utilizar suas habilidades conceituais e diagnosticar e analisar situações problemáticas variadas e complexas, propor soluções e definir e estabelecer estratégias de ação adequadas.
Antecedentes Históricos da Administração
Desenvolvimento das idéias e teorias acerca da Administração foi extremamente lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX. No final do séc. XIX a sociedade era diferente, as administrações eram poucas e pequenas, predominavam as pequenas oficinas, os artesãos independentes, as pequenas escolas, os profissionais autônomos (como médicos e advogados trabalhavam por conta própria), o lavrador, etc.
Influência na Administração
_ Sócrates (470 a.C) expõe seu ponto de vista que a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
_ Platão (429 a.C) discípulo de Sócrates preocupou-se com os princípios políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento cultural do povo grego.
_ Aristóteles (384 a.C) discípulo de Platão, deu impulso a filosofia abrindo as perspectivas do conhecimento humano da época.
_ René Descartes (1596 – 1650) filósofo matemático e físico francês, fundador da filosofia moderna, dando impulso a matemática e a filosofia.
Durante séculos que vão da Antiguidade até o início da Idade Moderna, a filosofia voltou-se para preocupações que nada tinham a ver com problemas administrativos.
Francis Bacon (1561- 1626), filósofo estadista inglês, fundador da lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de separar experimentalmente o que