TAIS
PROFESSOR: CHARLES BARBOSA
DIREITO MATUTINO/2º SEMESTRE
TAÍS PASSARELLI TRINDADE
TAÍS CONCEIÇÃO SANTOS
WILMA RODRIGUES DOS SANTOS
LUCIDALVA SANTOS
CAROLINA NOVAIS FONSECA GONDIN
LUCAS CERQUEIRA
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO DE TEORIA GERAL DO ESTADO
1. VERDADEIRO. A SEPARAÇÃO CONCEITUAL ENTRE FILOSOFIA E CIÊNCIA PERTENCE À IDADE MÉDIA, TORNANDO-SE CONSIENTE À MEDIDA EM QUE SE AUMENTA O HIATO ENTRE A POSIÇÃO METAFÍSICA E NATURALISTA, POR CONSEQUÊNCIA DA CRISE HAVIDA NOS ESTUDOS FILOSÓFICOS DESDE O RENASCIMENTO, QUANDO BACON E ARISTÓTELES SE DEFINIAM COMO POLOS OPOSTOS DA REFLEXÃO FILOSÓFICA.
2. VERDADEIRO. PARA KANT TUDO QUE POSSA SER OBJETO DE CERTEZA APODÍTICA É CIÊNCIA.
3. FALSO. PARA DILTHEY, NO VASTO CÍRCULO DAS COISAS SÓ O HOMEM É COMPREENSÍVEL AO HOMEM E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DAS CIÊNCIAS DE ESPÍRITO NÃO SE CONFUNDE COM O PRINCÍPIO QUE REGE AS CIÊNCIAS NATURAIS.
4. FALSO. NAS CIÊNCIAS DO ESPÍRITO HÁ COMPREENSÃO, NÓS AS COMPREENDEMOS, NO SEU OBJETO A ALMA VIVE E AS FORÇAS EMOCIONAIS OPERAM A AUTO REFLEXÃO COMO QUE SE DENOMINA.
5. VERDADEIRO. O NATURALISTA VAI A PROCURA DE LEIS E O HISTORIADOR DE ACONTECIMENTOS. O PRIMEIRO NÃO SE CONTENTA COM O FENÔMENO ISOLADAMENTE QUE CARECE AINDA DE VALOR CIENTÍFICO; O SEGUNDO TOMA O FATO COMO REALIDADE JÁ VALORADA EM SI MESMO; AQUELE INCLINA O PENSAMENTO À ABSTRAÇÃO, ESTE À CONTEMPLAÇÃO; ALI SE PEDEM TEORIAS E LEIS, AQUI VALORES E VERDADES.
6. VERDADEIRO. O ESTADO MODERNO NÃO SE DESVINCULOU NA TEORIA DE OPPENHEIMER DE SUA ÍNDOLE DE ORGANIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO JUÍZO ECONÔMICO A QUE UMA CLASSE SUBMETE OUTRA. CÉLEBRE É A PASSAGEM EM QUE ELE SUSTENTA QUE, PELA FORMA, ESSE ESTADO É COAÇÃO E PELO EXPLORAÇÃO ECONÔMICA.
7. VERDADEIRO. AS RELAÇÕES DE COMUNIDADE SERIAM PRIMORDIALMENTE SUSTENTADAS POR ELEMENTOS DE UMA CULTURA HOLÍSTA.
8. FALSO. O ESTADO É UMA FORMA DE