Teoria geral da administração
Tarefa que visa diferenciar os diferentes tipos de organizações, sendo elas:
- Publicas
- Privadas
- Mistas
- ONG's
Este resumo irá conter uma descrição das características particulares de cada tipo de organização e também o elenco dos aspectos que diferenciam ou assemelham as organizações públicas e privadas.
Primeiramente, antes de iniciar qualquer explicação sobre as organizações, devemos entender o que é uma organização, pois seu entendimento é primordial nessa matéria:
organização or.ga.ni.za.ção sf (organizar+ção) 1 Ato ou efeito de organizar. 2 Estado do que se acha organizado. 3 Disposição de alguma coisa para poder funcionar. 4 Modo como um ser vivo é organizado. 5Estrutura ou conformação das diferentes partes do corpo. 6Disposição e constituição física do corpo humano; organismo.7 Constituição moral ou intelectual. 8 Constituição de um estabelecimento público ou particular. 9 Estudo dos elementos e condições da constituição e funcionamento das empresas e serviços públicos; arte ou ciência da organização. O. de empresa, Sociol: conjunto de formas sistemáticas de cooperação humana para a produção e o intercâmbio de bens econômicos. O. industrial, Sociol: configuração de cultura que se caracteriza pelo emprego abundante de máquinas, pela produção em massa e pela utilização de forças distintas das humanas. O. judiciária, Dir: conjunto das leis que dispõem sobre a criação e desdobramento de comarcas, juizados e tribunais, distribuição de juízes, serventuários e funcionários da justiça, constituindo e disciplinando, assim, o aparelho que regula e distribui. O. não governamental: entidade com finalidades culturais, artísticas, políticas etc., sem ligações com membros ou órgãos do governo. Sigla: ONG. O. social, Sociol: sistema de relações entre os membros de um grupo ou entre os grupos de uma sociedade, relações essas que envolvem obrigações e compensações