Anatomia veterinária
Osteologia Veterinária - Esqueleto Apendicular
1) Membro Torácico O membro torácico consiste de quatro segmentos, a saber: cíngulo escapular, braço, antebraço e mão. O cíngulo escapular, quando completamente desenvolvido, consiste de três ossos – escápula, coracóide e clavícula. Nos mamíferos domésticos somente a escápula, um osso grande, plano, é bem desenvolvido e o pequeno elemento coracóide funde-se com ela, enquanto que a clavícula está ausente ou é um pequeno rudimento encravado no músculo braquiocefálico. Não há, portanto, articulação do ombro com o esqueleto axial.
1.1) Escápula - Bovino
[pic]
1.2) Escápula - Bovino
[pic]
1.3) Escápula - Bovino
[pic]
O braço tem um único osso longo, o úmero. A extremidade distal do úmero consiste do côndilo umeral, epicôndilo medial e epicôndilo lateral. O capitulo umeral é a pequena área articular lateral da extremidade distal que se articula com a cabeça do rádio. O termo tróclea umeral é aplicado à porção maior em forma de polia no homem, cão e gato, localizada medialmente. Entretanto, no cavalo, ruminantes e suíno o termo tróclea umeral pode ser usado encerrando ambos os côndilos, medial e lateral. O termo côndilo umeral inclui a superfície articular, as fossas radial e do olécrano.
2.1) Úmero - Bovino
[pic]
2.2) Úmero - Bovino
[pic]
2.3) Úmero - Bovino
[pic]
2.4) Úmero - Bovino
[pic]
2.5) Úmero - Bovino
[pic]
No antebraço há dois ossos, o rádio e a ulna. Estes variam quanto ao tamanho e mobilidade. No cavalo e boi os dois ossos estão fusionados e a parte distal do membro é fixada na posição de pronação. O rádio está colocado cranialmente e suporta o peso. A ulna é bem desenvolvida somente em sua parte proximal que forma uma alavanca para os músculos extensores do cotovelo. No porco, a ulna é o maior e mais longo dos dois ossos, mas ela está intimamente unida no lado caudal do rádio. No cão, a ulna é também bem desenvolvida e uma pequena extensão de movimento e