teoria geral da Administração
Os autores estruturalistas propuseram a ideia de que existe uma interdependência entre as organizações, ou seja, as organizações estão inter-relacionadas com o ambiente externo, que é a sociedade das organizações.
Foi desenvolvida por sociólogos, por isso passou a tratar de assuntos concernentes à sociedade, e que ainda não haviam sido abordados, como poder, conflitos e alienação. A ênfase estava na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente.
O Estruturalismo mostra a organização como sendo um sistema aberto, que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. Afirma que o todo é maior que a simples soma das partes, o que leva- nos a saber que os sistemas organizacionais não são uma simples agregação das partes.
Até então haviam sido englobadas somente as organizações industriais, nesse momento ganharam destaque as escolas, hospitais, prisões, universidades, clubes, entre outras. O homem passou a ser compreendido como homem organizacional, alguém que desempenha diferentes papéis simultaneamente, em várias organizações diferentes, é flexível, capaz de adiar seus objetivos, tendo em vista os objetivos da organização primariamente, estabelecendo uma relação de parceria com a mesma.
Na visão dos Estruturalistas, os conflitos, por mais que não sejam desejáveis, são elementos geradores de mudanças e do desenvolvimento das organizações, e por isso, devem ser considerados. Para eles ambos os incentivos e recompensas, monetária e psicológica, deveriam ser considerados, pois o homem organizacional busca tanto a estabilidade econômica, quanto a sua realização pessoal. Alguns autores criticam a tipologia das