Teoria Geral da Administração
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração. 5 ed. São
Paulo: Atlas, 2000, cap. 10, p. 294-321.
Professor e pesquisador da USP, Antonio César Amaru Maximiano, é autor dos livros: Administração de projetos, Além da hierarquia e Teoria geral da administração. Suas áreas de atuação são administração geral, administração de projetos, qualidade total e recursos humanos. Segundo seu Currículo Lattes, Antônio
César Amaru Maximiniano foi considerado o melhor professor da graduação em administração da USP, por dois anos consecutivos.
O capítulo aborda os seguintes tópicos: organizações funcional, territorial e por produto, critérios de departamentalização, unidades de negócio, projetos, seleção adequada da estrutura organizacional e administração de processos organizacionais.
De uma forma geral tem como objetivo apresentar claramente os conceitos e os critérios da departamentalização nas organizações.
Uma estrutura organizacional bem divida, ou seja, conforme o autor, bem departamentalizada, tem como principal característica a boa divisão de tarefas interdepartamentais. Na introdução do capítulo cita-se como modo mais simples de departamentalização o critério funcional, que pode ser aplicado em pequenas e grandes organizações.
Conforme já citado o critério funcional é formulado a partir da principal função do departamento, tendo como início a alta cúpula administrativa, seguido pelas funções específicas de seus departamentos. Sua aplicação é apropriada a organizações novas, de pequeno porte, que oferecem serviços ou produtos únicos, de pequena diversidade tecnológica, com setor de vendas e distribuição pelo mesmo canal, com execução de operações numa mesma área geográfica e com ambiente externo estável. É caracterizada pelo controle dos destinos organizacionais
(orientação para a Missão); as tarefas são definidas nitidamente; a estrutura em si é enxuta; o desenvolvimento