Teoria geral da administração
As organizações permitem satisfazer diferentes tipos de necessidade dos indivíduos: emocionais, espirituais, intelectuais, econômico etc.
A COMPLEXIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
A influência das organizações sobre a vida dos indivíduos é fundamental: a maneira pela qual as pessoas vivem, se alimentam, se vestem, seus sistemas de valores, suas expectativas e convicções são profundamente influenciados pelas organizações. E vice-versa: as organizações são influenciadas pelas maneiras pensar e sentir dos seus participantes.
À medida que as organizações são bem-sucedidas, elas tendem a crescer. Aumento do número de pessoas, há um acréscimo do número de níveis hierárquicos. Níveis hierárquicos aumentando, ocorre um gradativo distanciamento entre as pessoas – com seus objetivos pessoais – e a cúpula da organização – com seus objetivos organizacionais.
Complexidade. Refere-se à diferenciação horizontal e vertical. À medida que ocorre divisão do trabalho, aumenta a complexidade horizontal da organização. À medida que novos níveis verticais surgem com hierarquia para melhor controle e regulação, aumentando a complexidade vertical
Anonimato. A operação seja executada, não importa por que.
Rotinas padronizadas. Para operar procedimentos e canais de comunicação. Tendência a desenvolver grupos informais.
Estruturas personalizadas e não oficiais. Organização informal.
Tendência à especialização e à proliferação de funções. Que tende a separar as linhas de autoridade formal daquelas de competência profissional ou técnica.
Tamanho. Decorre do número de participantes e de órgãos que formam sua estrutura organizacional.
AS DIFERENTES ERAS DA ORGANIZAÇÃO
ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA: Período entre 1900 e 1950. A cultura organizacional predominante era