Teoria Geral da Administração
Professora: Rayane Araujo
Curso: Administração Turma: A Polo: Palmares
Jackson Vidal do Nascimento
Introdução
A Administração é uma ciência aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A Administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humano) e os fins (objetivo).
As teorias da Administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagem. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho de Administração. A teoria geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas, com a Administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol, a reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas por meio da teoria comportamental e Peter Drucker com a abordagem neoclássica, até chegar às teorias mais atuais, o texto traz uma revisão das principais abordagens teóricas da administração. Destaca suas contribuições e limitações para a organização do trabalho na sociedade, bem como a influência destas teorias para a organização do trabalho. Trata–se de uma revisão da literatura que se justifica porque, ao resgatar as diversas contribuições teóricas, contribui para instrumentalizar profissionais e gestores na resolução dos complexos problemáticos do cotidiano assistencial.
Desenvolvimento
Toda base da Administração como ciência, geralmente praticada, está contida num primeiro momento na Administração Cientifica e na Teoria Clássica da Administração. Num segundo momento, nas teorias ou