Teoria geral da Administração
A arte de administrar surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., quando os habitantes antigos procuravam meios de resolver seus problemas práticos.
Em resposta a Revolução Industrial que causou o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, deu-se início à moderna administração.
No século XX, surgiu Frederick W. Taylor, conhecido como precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor priorizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. A questão não é trabalhar duro, nem depressa, mas trabalhar de forma inteligente.
Habilidades de administrar.
As habilidades podem ser natas ou adquiridas, as pessoas nascem e desenvolvem as habilidades conforme a necessidade e motivação ao longo da vida.
Na Administração, é necessário que o administrador tenha três tipos de habilidades, são elas técnica, humana e conceitual.
Habilidade Técnica: maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade.
Consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
Habilidade Humana: é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se a facilidade de relacionamento interpessoal.
Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Essas habilidades estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.
Organizações
A primeira escola foi a Clássica que abordou a ênfase nas tarefas por Frederick Taylor, Henry Ford e ênfase na estrutura organizacional por