Teoria geral da administração
O objetivo do trabalho é analisar e demonstrar algumas das situações abordadas pelo autor Ricardo Semler no livro Virando a Própria Mesa, através das disciplinas estudadas no 1º período do curso de graduação em Ciências Contábeis / Administração.
Tendo em vista as seis disciplinas abordadas: Teoria Geral da Administração, Economia e Mercado, Comunicação Empresarial, Contabilidade Introdutória I, Ética e Filosofia, e Métodos Quantitativos, será evidenciado o conteúdo de cada uma, e as situações em que essas foram apresentadas.
Teoria da Administração
Conteúdo: A Influência da Motivação Humana
A Motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. A administração cientifica baseava-se na concepção do homoeconomicus, segundo a qual o comportamento do homem é motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda a abordagem clássica da administração se alicerçava nessa estreita teoria da motivação.
A Experiência de Hawthorne teve o mérito de demonstrar que a recompensa salarial – mesmo quando efetuada em bases justas ou generosas – não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. Elton Mayo e equipe propuseram uma nova teoria da motivação antagônica à do homoeconomicus: o ser humano é motivado, não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas.
Situação em que esse conteúdo foi aplicado
Páginas 112 e 113
Que tipo de motivação se pode esperar de milhares de funcionários cuja opinião nunca é pedida, a quem explicações raramente são dadas e que sabem que as decisões que realmente interessam, e que vivamente vão influenciar sua vida e da de sua família, são tomadas pelos “Homens” lá de cima?
É razoável pedir - ano após ano - esforços especiais dos funcionários no sentido de alcançar metas crescentes, quando pelo êxito desse esforço cada membro da cúpula recebe meia dúzia de salários, promoções e carros novos?