Teoria geral da administração
1. Taylor 3 2. Fayol 5 3. Elton Mayo 7 4. Bibliografia 9
1. Taylor
Frederick Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Taylor nasceu em 20 de março de 1856, na Filadélfia no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido e sua mãe, Emily Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista.
Taylor começa a trabalhar desde cedo como aprendiz em uma indústria, onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. Taylor começou como operário, mas logo passou para escriturário, maquinista, contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, em 3 de maio de 1884, Taylor se casa com Louise M. Spooner e abre o seu próprio negócio como consultor independente.
Por volta de 1898, Taylor e uma equipe de assistentes desenvolve o aço rápido, um material usado na fabricação de ferramentas de corte que largamente utilizado até hoje.
Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho.
1906 foi um ano bastante proveitoso para Taylor. É nesse ano que ele