Martin luther king
Martin Luther King Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense.
Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato em 04.04.1968.
Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
O sonho era que existisse igualdade entre brancos e negros. Hoje, em 2010, os negros ainda têm o mesmo sonho, a diferença é que agora o sonho pode estar mais próximo da realidade.
É verdade que o preconceito racial ainda possui uma força expressiva no Brasil e no mundo.
Atualmente, muito ainda precisa ser feito, mas existem grandes conquistas que merecem ser citadas: um dos mais poderosos homens do mundo é negro, Barack Obama (presidente dos EUA); o fato de existir um dia dedicado à consciência negra ( 20 de novembro); além de questões importantíssimas como a inclusão dos negros em universidades (Cotas para negros)
Apesar dos avanços, ainda existe muito mais para ser feito pelos negros até que a sonhada igualdade seja definitivamente instalada, percebida. Uma das soluções mais plausíveis é focar no futuro da nação, as crianças. Elas não devem herdar o preconceito dos adultos. Dessa forma, um dia, o negro, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, poderá dizer: