Teoria geral da administração
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
2. Conceitos Relevantes
1.Empowerment
Várias são as estratégias utilizadas pelas organizações para enfrentar as adversidades externas. Obviamente, a utilização de estratégias é cada vez mais necessária, porém elas devem agora vir acompanhadas de um novo estilo gerencial: o empowerment. (ARAUJO, 2001)
De forma simples, empowerment significa fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da empresa ou criação de poder decisório para os indivíduos, no caso das empresas mais rígidas e controladoras. Por meio dessa ferramenta, pretende-se conceder, ás pessoas que trabalham na empresa, maiores oportunidades de participarem ativamente do processo de escolha dos caminhos a serem trilhados na eterna busca pela sobrevivência.
Rothstein (1995) apresenta conceituação bastante elucidativa sobre a ferramenta. Segundo o autor, empowerment é um ato de construir, de desenvolver e incrementar o poder entre os indivíduos por meio de cooperação, compartilhamento e trabalho em conjunto.
Enfim, aderindo ao empowerment, uma organização compreende que está em seus indivíduos o principal elemento gerador de competitividade. Responsabilizando seu pessoal, demonstrando que acredita e confia na capacidade daqueles que trabalham para ela.
2.Descentralização e Centralização Organizacional
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
A distribuição do poder dentro da empresa é concentração de autoridade na cúpula da hierarquia ou sua relativa dispersão nos demais níveis da empresa. O processo de decisão pode ser dado pela parte mais alta da hierarquia ou disperso pela empresa. Muitas vezes, os processos decisórios correspondem ao organograma da empresa, porém, em alguns